quinta-feira, 28 de maio de 2009

The Devil (Diabel, 1972)










"Durante a invasão perpetrada pelo exército prussiano à Polônia, em 1793, o jovem prisioneiro político – Jakub – é salvo por um estranho misterioso. Seguindo este estranho através do país e de volta à sua casa, Jakub tem contato com o caos, um mundo de corrupção moral, traições, barbáries e assassinatos. Presencia cenas surreais de ultraviolência e insanidade. Aos poucos, sua demência faz com ele mesmo se torne um frio assassino, até que, no final, o misterioso estranho revela qual o seu secreto objetivo. Aclamado filme de Zulawski, violento e niilista, “Diabel” foi proibido pelo governo polonês durante o período comunista e fez com que o cineasta passasse a dirigir a maioria de seus filmes posteriores na França."







Pra quem não conhece os trabalhos do Zulawski esse é um dos meus preferidos dele que é um diretor que concerteza está entre meus favoritos. O filme é espetacular quem se interessa por história não pode perder, é uma visão incrível e pertubadora da Polônia do século XVIII. E sim, o filme é colorido (não sei bem porque esse imagem ta preto e branco hehehe). Aproveitem.





Torrent + Legenda (créditos a Robson do makingoff)

3 comentários:

  1. Excelente post ! Já assisti este filme e achei um belo trabalho na linha do surrealismo . Diálogos , imagens e interpretações marcantes tornam The Devil (1972) um filme obrigatório . Parabéns cynico !

    ResponderExcluir
  2. Q filmaço !!

    parabéns pela postagem !!

    Aproveito o espaço para mencionar outro filme polonês que assisti no cinema e posteriormente em DVD - MADRE JOANA DOS ANJOS - Excelente tb.

    ResponderExcluir
  3. marcio belissima indicação tinha ficado de baixar esse filme a um tempo e acabei me esquecendo, concerteza em pouco tempo ele estará rolando por aqui.

    ResponderExcluir