sábado, 1 de agosto de 2009

O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder fur sich und Gott gegen Alle, 1974)






"O Enigma de Kaspar Hauser é uma das obras-primas do cineasta alemão Werner Herzog (Aguirre, A Cólera dos Deuses, Fitzcarraldo). Baseando-se em registros históricos, Herzog nos conta o estranho caso de Kaspar Hauser: um rapaz esfarrapado que é encontrado em Nuremberg, em 1828. Ele só sabe falar a palavra "cavalo" e tem nas mãos uma carta explicando sua história: tinha 16 anos e vivera até então num porão, nada conhecendo do mundo exterior. Recolhido pela prefeitura local e exposto com curiosidade, foi finalmente adotado por um homem rico que o ensinou a ler e escrever, mas nunca solucionou seu mistério. Seria ele um herdeiro nobre rejeitado, uma criança roubada, um impostor ou um louco? O Enigma de Kaspar Hauser é um filme indispensável para educadores, psicólogos e admiradores do bom cinema."





Mais uma obra do Herzog que nenhum ser humano pode deixar de ver, caralho, acho que ninguem sabe transformar tão bem a bizarrice da realidade em cinema. E sim, esse é último post que comento :-), vou continuar as postagens com minha seleção cabulosa de filmes mas somente com o post, uma screen (que talvez tambem esteja em extinção rsrs) e a sinopse do filme. A parte de download, legenda e imdb continua a mesma. Esse mês talvez seja o último antes de eu dar uma longa ou permanente parada, coisa que direi o que farei com mais precisão no dia 31 de agosto.





Um comentário:

  1. excelente filme que mostra o condicionamento da mente humana pelos preceitos sociais, e até mesmo a burocracia não ficou de fora nesse filme, mostrada de forma que não se sabe se é pra ficar com raiva, rir ou chorar. Filme do caralho mesmo.

    ResponderExcluir