quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Insanidade (Sìleni, 2005)








"“Um filme de terror filosófico”. É assim que Jan Svankmajer descreve o seu filme, esse novo e já "Clássico do Cinema Europeu"!SÍLENÍ, que literalmente significa "Insanidade", é uma fantasia transgressora, livremente baseada em dois contos de Edgard Allan Poe e que combina imagens reais e animação. É nessa delirante alegoria à sociedade contemporânea onde encontramos o jovem Jean Berlot (Pavel Liska), um rapaz assombrado por terríveis pesadelos. Berlot trava conhecimento com Marquiz (Jan Triska), personagem inspirada no divino Marquês de Sade, um aristocrata com um glorioso apetite por blasfêmias e orgias e inicia uma odisséia “terapêutica”. Como temas centrais estão a liberdade, a manipulação e a repressão, exercidas pela civilização e a prova da grande forma e genialidade do realizador/diretor checo que aqui assina esse longa-metragem "subversivo" e provocador: JAN SVANKMAJER. Descubra nesse universo "único", que simbolicamente é a cara da nossa sociedade e suas relações de poder, a nossa frágil, algumas vezes pobre mas fertilíssima existência, bem como o contra ponto para muitas das nossas divagações e sofrimentos! "Senhoras e Senhores, o filme que assistirão agora é um filme de TERROR, com toda a decadência própria do gênero", em uma das mais debochadas, dramáticas e admiráveis concepções."





Esse é um dos melhores filmes que já vi na minha vida, uma mistura insana de Edgard Allan Poe com Marquês de Sade, é simplesmente destruidor envolve religião, loucura, sadismo. Uma grande obra prima do cinema, obrigatório.
Torrent + Legenda (Torrent editado por não haver legendas compatíveis com o anterior, postei um que agora ta perfeitão, créditos do torrent e da legenda à espantalho do makingoff.)

Um comentário:

  1. Caro Cynico ,

    Sem duvida um dos melhores filmes da vida ! Um delírio inclassificável ! Fiquei tão emocionado que postei no meu blog www.oomalama.blogspot.com

    Nao vivo mais sem este blog aqui , fantástico. Parabens !

    ResponderExcluir