segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980)








"Baseado em fatos reais, "O Homem Elefante" reconstitui a vida de um rapaz que nasceu com uma terrível deformidade física. No filme, John Merrick (John Hurt) sofre uma horrível deformação de nascença, provocada por uma doença rara. Seu rosto, horrivelmente desfigurado, manifesta traços de um elefante. Encurralado num cruel show itinerante e explorado como uma bizarra atração circense, Merrick sofre o tormento da exclusão da sociedade, até que um jovem cirurgião de nome Frederick Treves (Anthony Hopkins) resolve salvá-lo. À medida em que o filme se desenvolve, vemos neste conto emocionante a descoberta que Treves faz da personalidade gentil e pacífica de Merrick, inerte sob sua desfigurada aparência. Contando com um ótimo elenco, "O Homem Elefante" é um filme comovente e tocante, considerado por muitos como um dos melhores trabalhos de David Lynch."





Bizarro, insano, revoltante e emocionante, acredito que isso tudo porque é baseado na vida real, muito interessante como Lynch trabalha (predominantemente) o realismo sem deixar seu filme um dramalhão chato como muitos que vemos.
Pessoal decidi a partir de hoje colocar no final de cada postagem um trecho de uma letra de música que eu gosto (é sim, vontade compulsiva e sem lógica, mas são gostosas tais vontades, não?) mas não esperem muita coerência entre as músicas, sou uma espécie de anarquia musical. Quem se identificar com a letra (e se preferir, claro) pode me procurar pra trocarmos uma idéia no last fm. Abraços e ae vai a primeira:
"And I meet you at the cemetry gates
Keats and Yeats are on your side
But you lose
Cause Wilde is on mine"

3 comentários:

  1. Um dos melhores filmes que já assisti.
    Começou também bem com as letras : Cemetery gates , uma de minhas prediletas desde sempre !
    [ ]s !

    ResponderExcluir
  2. Um filme que possui todos os elementos que eu considero uma obra-prima. David Lynch se superou nesse aqui (o que não é nada difícil em se tratando do diretor que produziu espetáculos audiovisuais como Veludo Azul e Mulholland Drive). John Hurt está impecável no papel-título.

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quer mais um detalhe bizarro nesse filme? A Produção Executiva é de ninguém menos que Mel Brooks, rei dos pastelões. A princípio soa estranho, mas depois dá pra entender quando vemos que tem Anne Bancroft (sua esposa) no elenco.

    ResponderExcluir